Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

Últimas novidades sobre o futuro canal infantil Gloob


Já começaram a sair as últimas notícias sobre o Gloob, canal infatil da Globosat que será lançado dia 1° de junho. Ele será voltado para crianças de 5 a 8 anos de idade, com coteúdo focado na não violência (ou seja, sem animes), respeito pelas diferenças e amizades.

Perfil do Canal e programação
O diretor do canal, Paulo Marinho, revelou mais sobre o Gloob em entrevista a Cristina Padiglione do "Estadão". Justificando o perfil do canal, ele explica que o Gloob surgiu através de uma pesquisa feita pela Globosat que identificou uma "lacuna" entre os canais infantis. "O público-alvo na faixa de 5 a 8 anos, sai da primeira infância e abandona o Discovery Kids, mal encontra sua turma no Cartoon ou na Nickelodeon, ambos feitos, em sua maioria, para crianças maiores." E é para preencher este "nicho" que surge o Gloob.

Apesar de todos os programas selecionados, terem um "engajamento social" procurando destacar os valores familiares e culturais, Marinho quer fugir do rótulo de "educativo". "Buscamos enfatizar valores positivos, mas somos um canal de entretenimento. Produtos infantis educativos ficam para outro canal ligado ao grupo, o Futura.", ressalta.

Outro objetivo do canal é reunir a família em frente à TV (seguindo  exemplo do Disney Channel e Nickelodeon). "A gente pensa muito o canal para crianças nessa faixa de 5 a 8 anos, mas trabalha também uma programação mais ampla, com uma faixa de filmes, que entra nesse critério de tentar unir pais e filhos, e de desenhos antigos, que também têm esse critério", afirma Paulo Marinho.

Quanto à exibição de animações clássicas, o diretor afirma que está em negociação com algumas distribuidoras. Uma das animações clássicas em negociação é "Os Smurfs", que recentemente passou por um processo de remasterização e possui seus desenhos disponíveis em HD. Portanto, a informação não foi confirmada pelo canal.

Ainda na entrevista ao Estadão, o diretor afirma a posição de aumentar o conteúdo nacional na programação. "A proposta é crescer essa fatia de produções nacionais, ano após ano. Temos questões envolvidas nisso, como o amadurecimento e um compromisso de incrementar o mercado de audiovisual infantil nos próximos anos", declarou.

Atrações Confirmadas
Ao longo das últimas semanas, o vim trazendo para você as novidades da programação do Gloob. As atrações confirmadas na programação são: as animações em computação gráfica "The Jungle Book", "Chaplin", "Fish'n Chips", "Little Chicks" e "Hareport"; as animações tradicionais "The Davincibles", "I.N.K. - Invisible Network of Kids", "Trust Me, I'm a Genie!", "Sandra, a Detetive Encantada", "Nina", "Mouss & Boubidi", "Spike Team", "Asha" e "Tom"; as séries em live-action "Grandpa in My Pocket" e a nacional "D.P.A. - Detetives do Prédio Azul".

Canal em HD 
O canal tem data prevista de lançamento para o dia 1º de junho e ao contrário do que informou anteriormente, a Globosat resolveu lançar o canal em standard definition e uma versão simulcast em high definition (e não mais somente uma faixa dentro do Globosat HD). O canal SD já tem distribuição sem custo adicional garantida nas operadoras NET, SKY, Claro TV, Vivo TV, Oi TV e GVT. A versão do Gloob em HD, ainda está em negociação com todas operadoras e a negociação para inclusão nos pacotes digitais da NET encontra-se em estágio avançado. Porém, a data de estreia do canal nas operadoras, dependerão da disponibilidade e estratégia das mesmas.

Projeto Transmídia 
O Gloob já chega com uma série de ações em redes sociais e aplicativos para tablets e similares. O canal, em parceria com a desenvolvedora de games carioca Aiyra, estão criando jogos exclusivos que ficarão hospedados no site oficial do canal. Os conteúdos seguem os valores do canal. "Os games foram pensados cuidadosamente para fortalecer o posicionamento do Gloob e trabalhar pontos como equilíbrio, memória, ritmo, sequência e concentração", afirma Luciane Neno, gerente de marketing do canal. Os jogos já saem em HTML5, o novo padrão da Web. Essa tecnologia garante produtos mais compatíveis, atualizados e seguros, além de abrir a possibilidade para uma série de expansões no futuro.

Fonte: Vcfaz.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário